quarta-feira, 29 de junho de 2011

Varizes: Sedentarismo ou hereditário







   Impressionante como o exercício fisíco está relacionado a melhorar a nossa saúde ou evitar algum tipo de doença. Como é o caso da tal VARIZES.....Ô mocinha que encomoda!!! Se você já tem ou alguém da sua familia sofre dessa doença tenha muito cuidado, principalmente sexo feminino acima de 30 anos de idade. Pois não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde. As varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas, alongadas e tortuosas. Além de serem prejudiciais à estética, as varizes podem causar dor, cansaço e sensação de peso nas pernas.




                                                        Diferen;a da veia com varizes


   Elas surgem do sedentarismo, de ficar muito tempo de pé ou sentado, o excesso de peso , o tabagismo, entre outros fatores... È bom evitar banho quente e demorado e a sauna, pois provoca o aquecimento da pele e uma quantidade maior de sangue pelos vasos da pele. Evite uso de anticoncepcionais hormonais, pois retém liquidos e aumentam a pressão dentro das veias, também amolecendo as paredes dos vasos, sendo um dos principais fatores desencadeantes de varizes. Cuidado gestante, pois ha maior  propensão de desenvolvimento de varizes durante a gravidez.











   Pode-se ajudar a evitar as varizes pelo uso de meias elásticas(foto abaixo), manutenção de peso ideal e prática de exercícios aeróbicos, como caminhar, andar de bicicleta, hidroginástica, natação, correr... e claro que uma alimentação saudável. Com o exercício a batata da perna faz o bombeamento do sangue, ajudando a levá-lo ao coração.


                                Foto-  http://www.drcardozo.com.br/saiba_vasculares11.html


   Dica: Quem trabalha sentado o dia todo ou em pé é interessante a cada uma hora levantar e dar uma volta, mexer a panturrilha, pode ajudar bastante na prevenção. Pois, varizes não aparece quando estamos deitado( em repouso) ou em movimento, e sim sentado ou em pé. Para quem malha intenso e pega muito peso [e interessante após o treino colocar as pernas para cima durante 10 minutos.

   O tratamento de micro-varizes é feito pela escleroterapia -secar as varizes (fotos abaixo). Já no caso de varizes maiores a cirurgia é indicada.




                             
 
   Segundo o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero, ter uma vida saudável é a forma mais eficaz de evitar o aparecimento de varizes.

   “Pessoas que se exercitam e tem uma alimentação rica em fibras sofrem menos com questões de sobrepeso e prisão de ventre. Estes fatores são obstáculos, na região do abdômen, à volta do sangue das pernas para o coração. É isso que faz as veias enfraquecerem e dilatarem, causando as varizes”, explica Eduardo. (
 http://cdconsumidores.blogspot.com/2011/04/evitar-varizes-e-possivel.html)

Agora é so se precaver....

   Fontes utilizadas no texto




  
Dica dada....

Se inove e curta comigo!!!

Dreid Silveira 

Contato 07591422548
82524444

Nenhum comentário:

Postar um comentário