sábado, 26 de novembro de 2011

Por que minha dieta não está funcionando???

    













     Bem, para iniciar nosso projeto verão fit: Tudo em prol do verão, já começo assim: Somos o que comemos! Então, nada melhor que iniciar pela alimentação. Existe muitas pessoas que não conseguem levar a dieta a frente por vários motivos, mas de forma resumida pode ser por um único motivo: falta de disciplina, porque uma dieta a ser seguida precisa de horários, saber o que está comendo, para que está comendo aquele alimento, quais os benéficios...pois, com a disciplina você come até o que não gosta tanto e com o tempo passa a achar até saboroso.

    Eu mesma a muito tempo atrás não conseguia engolir um pedacinho de alface, ainda falava: tá repreendido eu comer isso. Só que tive que começar a usar o alface e ai iniciei misturando no feijão de forma bem picadinho. Com o tempo passei a gostar e hoje como achando uma delicia. Claro que ocorre de alguns alimentos não descer guela abaixo de forma nenhuma, nem pedindo a todos os Santos. Por isso, numa dieta além da disciplina é preciso saber escolher os alimentos corretos e que gostamos, para que ela vá a frente,  por isso que uma dieta que funciona para mim, possa ser que não funcione para você. E lembrando uma coisinha: Dieta não significa passar fome e sim comer na hora certa, com quantidades adequadas e alimentos saudáveis. 

    Abaixo está uma matéria que encontrei e achei bem interessante publicar no blog, podendo ajudar no inicio de uma dieta ou seja: Reeducação alimentar!!! Bom final de semana





Texto da Nutricionista Filipa Vicente

Pular refeições para comer mais em outra
Falhar uma refeição, sujeitando o nosso corpo a um período prolongado sem comer (mais de 3 horas) obriga o organismo a entrar em modo de reserva prevenindo toda e qualquer catástrofe interna. Ou seja, há que poupar ao máximo as energias logo vamos baixar as funções não essenciais, infelizmente até o raciocínio pode ser sacrificado em função dessa missão de urgência. Esta estratégia compensatória vai provocar um modo de alerta no corpo que cada vez vai gastar menos em repouso logo teremos de comer ainda menos para provocar o défice calórico.

A falta de ordem nas refeições
Quanto mais organizada for a nossa rotina, mais facilmente nos integramos nela. E um dos principais problemas que se encontra numa dieta é a sua anarquia. Disseram que iam fazer dieta, muito bem! Então começam a comer menos em todas as refeições, trocam as bolachas doces pela fruta, deixam de beber refrigerantes, etc. Acabam por passar fome porque não organizaram o método! Uma dieta de emagrecimento não é mais do que uma alimentação saudável e equilibrada logo não passar por cortar alimentos mas sim primar pela qualidade e pela diversidade. Definam um plano de 5 a 7 refeições e decidam que tipo de alimentos vão comer em cada uma, saibam as soluções de emergência, os “mata-fome”, as formas de variar, etc. Lista de compras na mão todas as vezes que vão ao supermercado, poupam dinheiro, neurónios e paciência.


Não comem proteina suficiente
Infelizmente a realidade é esta: típica merenda da manhã numa dieta – peça de fruta, típico lanche numa dieta – fruta, típico jantar de dieta: sopa e fruta. Haverá algo aqui que possa faltar? Sim, proteína!  A proteína é um macronutriente essencial no nosso corpo pois tem uma função estrutural e desempenha papéis vitais no desenrolar de várias reacções bioquímicas. Privar o corpo de proteína irá fazer com que vá degradar massa muscular (principal tecido proteico) e isso baixa o metabolismo, logo voltam a entrar no modo de emergência porque o corpo perde o seu componente mais forte da estrutura. Solução: proteína de alto valor biológico em todas as refeições.


Fogem da gordura como o diabo corre da cruz
É verdade! As gorduras são o nutriente mais calórico, entopem as artérias, aumentam o colesterol, tornam a pele mais gordurosa, fazem-nos aumentar de peso, atrasam a digestão, etc. Mas há gorduras boas e gorduras más. Existem ácidos gordos que não podem ser sintetizados no organismo pelo que têm de ser fornecidos pela dieta, designam-se por isso de ácidos gordos essenciais. Nesta boa família constam os ómega 3 e os ómega 6. Os ómega 3 são particularmente importantes pois têm funções anti-inflamatórias, anti-agregantes plaquetárias, anti-trombóticas e ajudam a controlar a gordura corporal e melhorar a tolerância à insulina. Encontram estes bons amigos no peixe gordo (salmão, cavala, sardinha, arenque) e no óleo de linho ou linhaça. Além disso, as gorduras saudáveis se comidas em porções normais (6 amêndoas ou 1 pedacito de abacate ou 1 colher de óleo) ajudam a saciar, permitindo-nos ter menos fome.


Comem tudo refinado, processado, alterado logo estragadoInfelizmente, o marketing dos alimentos impera sobre a racionalidade das nossas escolhas. Somos constantemente bombardeados com um sem número de anúncios das bolachas super especiais, o pão com fibras, os iogurtes que emagrecem, etc, etc. Isso leva-nos a crer, frequentemente, que o que encontramos na magnífica fila de “produtos dietéticos e especiais” do supermercado é bom para a nossa dieta. Mentira! Nem tudo e aliás até é muito pouco porque não são aqueles os alimentos de qualidade que devemos procurar.Fixem-se em 2 aspectos essenciais: Bolacha é quase à partida sinónimo de pecado. A ideia que temos da nossa infância do quanto era agradável comer bolachas sem fim leva-nos a pensar que aquelas bolachinhas integrais que têm menos gordura que as outras, podem ser a nossa salvação.
A soja não foi nem nunca será um alimento para emagrecer. Se pretendem comer soja que seja para substituir a carne, integrando um plano de alimentação vegetariana equilibrado. Sim, perdem peso mas por outras razões.



Não dar cor a variedade da alimentação
Não há nada mais desagradável que um prato de vegetais cozidos sem sabor a nada e peixe cozido todo o santo dia. A alimentação não tem de ser assim.
Procurem variar dentro de todos os legumes e comam-nos frescos, cozidos, assados ou mesmo em leves salteados com pouca gordura. Façam saladas, guisados, assados em que condimentam legumes e carne com ervas aromáticas (alecrim fica sempre muito bem).Os alimentos mais coloridos são os mais ricos em substâncias antioxidantes que irão combater os radicais livres excessivamente formados pelo stress, pela cetose provocada pela fome, pelo exercício físico, pelo processo natural de envelhecimento, etc.

Comem enquanto....
Não há nada pior! Comer enquanto se vê televisão e comer enquanto se trabalha perturba o nosso momento de prazer e lazer que deve ser fazer uma refeição. Se a pudermos saborear e se tiverem respeitado as regras anteriores gostarão de apreciar cada pedaço e estarem distraídos fará com que a comida pareça pouca e quase inexistente. Experimentem mastigar umas dez vezes cada pedaço para saborear cada sabor diferente do prato.

Agora só depende de você amigo(a)!!! Estou acreditando em você!!!



Se inove e curta comigo!!!
Dreid Silveira
 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PROJETO VERÃO FIT: Tudo em prol do verão.



Olá pessoal,

Estava sumidíssima, mas estou de volta. Demorei, mas voltei...Desculpe a falta de postagem semanal, mas estava me organizando para voltar com tudo! E estou aqui para isso. E vou iniciar já informando do novo projeto que vai ser postado toda semana aqui no blog: PROJETO VERÃO FIT: Tudo em prol do verão!!! Vamos compartilhar matérias, fotos, receitas, exercícios, moda fitness e praia, Eventos do verão, dicas,...entre outros tópicos. Tenho certeza que você vai se envolver totalmente, se deliciar com a variedade de informações! Espero que você goste e viva totalmente FIT.

E já vou deixar uma DICA: adietaamiga.blogspot.com .Tenho certeza que você vai tomar gosto e tentar levar a sério sua dieta.


Dreid Silveira

Se inove e curta comigo!!!

07591422548/82524444